Novidades

Avanço da tecnologia: as mudanças da última década

Avanço da tecnologia: as mudanças da última década

Você lembra como era sua rotina sem algumas tecnologias que hoje estão incorporadas ao dia a dia, como cloud computing, Netflix, Spotify, WhatsApp ou Google Chrome?

Esses serviços e produtos têm em comum seu surgimento ou popularização ter acontecido na última década. Acredite, o lançamento do smartphone da marca da maçã completou 10 anos agora, em 2017. O avanço da tecnologia tem trazido mudanças significativas para a sociedade. Vamos relembrar aqui, em infográfico, algumas mudanças que envolvem a tecnologia e o mercado de trabalho de 2007 a 2017.

Quando voltamos uma década no tempo, é fácil perceber como as coisas estão mudando rápido. Há dez anos, por exemplo, as empresas estavam principalmente focadas em mineração de dados, tecnologia de busca e colaboração virtual. Hoje, os executivos estão direcionando sua energia para a inteligência artificial, machine learning, computação cognitiva e a Internet das Coisas.

Segundo artigo da Harvard Business Review, até mesmo a palavra “digital” ganhou novo significado. Se antes era sinônimo de TI, hoje em dia “digital” é algo muito mais amplo e, no meio corporativo, costuma estar relacionado aos objetivos e funções de diversas áreas (antes ditas “offline”), como marketing, vendas RH.

O artigo, no entanto, traz um contraponto: uma pesquisa da PwC, que consultou mais de dois mil executivos em empresas com receita anual de mais de US$ 500 milhões, descobriu que a confiança dos CEOs nas habilidades digitais de suas organizações em 2017 é, na verdade, a menor desde 2007. Apenas 52% dos executivos classificaram seu QI Digital como forte, abaixo de 15% em relação ao ano anterior. Talvez estejamos mais exigentes com a maturidade do avanço da tecnologia?

Outro dado apontado é que o investimento médio em tecnologias emergentes (dentro do gasto total em tecnologia) cresceu apenas 1% ao longo do período de 10 anos. Os executivos dizem buscar iniciativas digitais principalmente para aumentar as receitas e reduzir os custos. Fica claro que ainda não é prioridade inovar e implementar tecnologias de ponta. Por enquanto.

Fonte: https://blog.runrun.it/avanco-da-tecnologia/